segunda-feira, 23 de abril de 2018

Auxílios – A verdade sobre Auxílio reclusão !!!


Em 1889 na Alemanha, Oto Von Bismarck deu o primeiro passo para consolidar leis de previdência no País , porém no Brasil colônia(~1530 - ~1822) já existia uma vaga ideia de relatos sobre proteção social no que tange a coroa portuguesa.
Aos indivíduos que eram designados á alguma missão, após a conclusão dessa missão, aqueles que decidissem fixar moradia no Brasil, ofereciam-se recompensas, eis que pela primeira vez  o termo aposentado.
 Os primeiros atos do governo brasileiro foram em meados de 1890 onde se concedeu benefícios a funcionários públicos da Marinha, Fazenda e Estrada de Ferro Central do Brasil, porém somente  após 34 anos  da lei de Bismarck na Alemanha, o governo brasileiro criou a Lei Eloy Chaves que  regulamentou  as leis de aposentadoria para trabalhadores da estrada de ferro, mas  ainda não existia nenhuma  instituição para proteger os direitos de previdência.
 Dessa forma em 1933, foram criadas as IAPS(Instituto de Aposentadorias e Pensões),entretanto  vários fatores como por exemplo, má gestão, mudanças no perfil socioeconômico da população,  aumento de categorias e etc., em 1950  as IAPs entraram em colapso, o que culminou em 1960,com a  aprovação da Lei Orgânica da Previdência , para tratar os trabalhadores urbanos e regulamentar o sistema.
A previdência que conhecemos hoje foi criada no período da ditadura militar ~1966, mas não pense que os Militares foram legais e decidiram a favor dos direitos sociais, a ação dessas medidas deu-se através  de uma estratégia para garantir uma estabilidade política nacional, em um período marcado por muitos transtornos, por desigualdades oriundas do sistema capitalista, promessas de igualdade social disseminadas pela ideologia comunista, portanto foi criada  para evitar as manifestações que poderiam inflamar bem mais, daí  a necessidade de  tais medidas, além de claro diminuir ameaças sobre o atual sistema. Mas ok, o tema não era Auxilio reclusão, o popular  “Bolsa bandido” ?
Não é possível falar desse direito, sem antes falar de toda essa trajetória que foi enfrentada a fim de proteger alguns direitos básicos, então não seremos ignorantes em reduzir todo um contexto marcados por lutas, a um mero “Bolsa Bandidos”, simplesmente por preguiça de buscar informações concretas, já que é mais fácil se apropriar de discursos de ódio em redes sociais e acreditar no senso comum.
Primeiramente, não é um projeto de assistência social, é um benefício Previdenciário, ou seja, não é você quem paga, o preso em regime fechado ou semiaberto que em sua condição anterior estivesse contribuindo para INSS como um trabalhador comum, Ou seja, quem sempre pagou foi o próprio trabalhador, que sempre teve descontado de seu salário,um valor específico para a previdência  social. Logo, vamos esquecer essa falácia de que você está pagando.
Outra questão que cai no senso comum é de que o preso recebe o dinheiro lá dentro da cadeia e blá blá blá, o benefício é   concedido para a família do Preso(cônjuge, filhos e agregados, pais e irmãos) reforçando que, no ato da prisão o mesmo esteja contribuindo regularmente, a família seja de baixa renda e não tenha condições de prover seu sustento.
 Outra questão que merece atenção é a de que todos os presos recebem dinheiro para ficar sem fazer nada. Não! Está errado, atualmente menos de 8% da população carcerária recebem esse benefício previdenciário, e por mais que a população feminina nos presídios seja menor, quase 70% do auxílio são para as mulheres, mas, infelizmente não fogem ao estereótipo geral(Negros, baixa renda, moradores da comunidades consideradas periféricas ).
Se o presidiário tem 6 filhos o valor é multiplicado ne? ERRADO, muito ERRADO, complemente ERRADO, PARA QUE TÁ FEIO.
O valor do benefício é dividido entre todos os membros da família, sendo 3,6,9 qualquer que seja a quantidade, no momento da escrita desse post o valor máximo a ser disponibilizado é R$ 1.319,00 que será dividido entre os todos os  membro da família, só recapitulando para esclarecer, você cidadão não está pagando para o coleguinha, pois não é um benefício social  e mesmo que fosse não estaria errado, afinal todo mundo que compra algo contribui pagando impostos e tem o direito de reembolso pelo Estado seja em hospitais dignos, universidades públicas e de  qualidade, escolas, creches, ou auxílio para uma vida mais digna.
Mas nesse caso esse é um Benefício Previdenciário o presidiário não recebe o valor diretamente, e sim seus familiares , que utilizam para prover seu próprio sustento e prover suas necessidades básicas, lembrando que o preso era, antes de sua prisão um trabalhador que pagava impostos, contribuía para a previdência e provia o sustento de seu lar.
 Hoje de ~ 7 % de presidiários que recebem o benefício de auxílio -reclusão , quase 70 % são mulheres, mães solteiras, as crianças não tem culpa alguma das circunstâncias em que se encontram , ressaltando que o valor recebido não é multiplicado pela quantidade de dependentes.
Vale citar também que isso não acontece só no Brasil, são em outros moldes, porém benefícios para presos, que existem em  várias partes de mundo, (porque temos mania de achar que o Brasil é  o único  que tem políticas nesse sentido, ou que em outros países  não existem bandidos) inclusive vale citar aqui, que na Inglaterra, a família que é dependente de algum preso também recebe benefícios, e lá , é bancado pelo estado e não pela previdência Mas enfim já dá para ter uma ideia e talvez reavaliar esses conceitos errados apropriados de cultura de ódio, cortar esses benefícios é um retrocesso previdenciário e trabalhista, pois independente da situação que o indivíduo esteja passando, ele enquanto liberto  fez sua contribuição ao INSS e quanto ao fator humano,  se você compreendeu o texto já é capaz de concluir que dentro da sociedade ,esse auxílio  é  capaz de auxiliar na prevenção de futuros casos de violência, uma vez que família terá condições de sobreviver ,enquanto um de seus membros, paga através  da lei pelos seus atos.
Ou seja, a sociedade no geral também se beneficia, não é difícil entender esse processo, é só ter um pouco de empatia e um pouco de esforço para reflexão.



https://www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-reclusao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Mimimi" de gente negra!

Vamos falar um pouco de escravidão, racismo e História, ao contrário do que muita gente pensa não foram os Europeus que inventaram a escra...