sexta-feira, 20 de abril de 2018

Acha que direitos Humanos é para Bandidos ? Errou!!!


Final de 2015 fui convidado por um amigo para resolver um problema com alguns equipamentos de informática, esse colega meu se chama zé, fui até essa ONG, não era nada novo para mim, pessoas do meu circulo social haviam estudado lá, o local oferece cursinho pré-vestibular para pessoas em situação de vulnerabilidade, minorias sociais e tudo mais, é um local espetacular, eu já tentava fazer minha parte por uma sociedade melhor, mas ali, vendo aquelas crianças, jovens, idosos vivendo como família em busca de um futuro melhor, me apaixonei por tudo e fiquei lá até dezembro de 2017.Durante esse tempo identifiquei que havia um laboratório de informática sem uso, pedi autorização para usar esse laboratório e ministrar cursos de informática para o publico interno e externo, sem muitas delongas vou resumir um pouco, montei uma grade de cursos a procura foi grande, ministrei o curso e no final pedi para que todos desligassem o computador,  então várias "técnicas" foram aplicadas, para minha surpresa eles não sabiam desligar o computador, apertaram o botão de power, desligaram o nobreak, alguns aguardaram para ver como o outro faria, aquilo pra mim mudou minha percepção de tudo, aquilo me fez olhar com outros olhos, afinal pensei, como em pleno século 21 crianças entre 13 e 21 anos não sabiam desligar um computador, não os corrigi, tão pouco os chamei atenção de qualquer forma, apenas observei mas isso foi um tapa em minha cara, muitas dessas crianças não tem uma estrutura família adequada, muitas não tem uma alimentação adequada e muitas não tem acesso se quer a informação nesse mundo globalizado, são analfabetos digitais, são excluídos digitalmente, o termo pode soar como “mimimi”, mas como essas crianças podem concorrer em um mercado tão rigoroso, tão competitivo, se muitas vezes não tem nem internet, com base nisso mudei todo meu plano de ensino, e mudei toda minha rotina.
            Certo mas oque isso tudo tem a ver com direitos Humanos e blá blá blá ? Os direitos humanos passam por modificações desde seu grito, lá na Franca afim de proteger o Cidadão Francês, do sexo masculino e Burguês(excluídos negros, índios, mulheres), até que anos mais tarde Olympe de Gouges criou a declaração dos Direitos da mulher e da Cidadã, mas isso é para uma outra hora. Podemos dividir os DH em 3 Momentos, o primeiro dele sua fase embrionária, o surgimento para uma classe bem especifica , tendo como objetivo proteger a vida e a liberdade, em um segundo momento o individuo social e politico e o terceiro momento, talvez esse que está mais em evidencia, aborda em um direito mais amplo, um direito coletivo em suas respectivas diferenças em um mundo globalizado, nessa terceira fase temos a criação dos estatutos(do idoso, da criança e do adolescente, da mulher),e ainda temos indivíduos que erroneamente reduzem os direitos humanos a meramente “Defesa de Vagabundos”.
            Primeiramente preciso que excluam de suas mentes todos e quaisquer preconceitos a respeito de direitos humanos, a respeito de “proteger os bandidos”, quiseres ter essa opinião depois de ler até o fim, tudo bem, como já disse marx “A ignorância nunca ajudou ninguém”. Antes do estado incluir em sua constituição as questões de direitos humanos, antes de normas e regras, já existiam normas que tem como base a razão, o natural, conhecido também como o jusnaturalismo, porem a sociedade passa a considerar questões humanas somente depois de sua positivação na constituição, ou seja nascemos com o direito fundamental (direito nacionalista Positivado), direito esse reconhecido nacionalmente, não confundir Direitos Fundamentais com Direitos Humanos, o ápice dos direitos fundamentais é alcançado quando ele ser torna universal(Liberdade e igualdade no plano internacional), então nesse momento eis que surge os Direitos Humanos, direito inerente a pessoa humana, indiferente de orientação sexual, afro descente, indígena, etc, no final são a mesma coisa, porem o plano em que cada um é consagrado, são distintos, Direitos Fundamentais(Estado nacional, Direitos Humanos(Direito Internacional).
            Após os horrores cometidos contra a humanidade, períodos de guerras e tudo mais, para proteger a pessoa humana levantamos a bandeira para alguns ideais, Ética, Educação e Cidadania.
Ética: Disposição de normas e conjunto de valores de um ou de um determinado povo
Educação: Muito ligado a ética - Conjunto de formação permanente, a. Educação Infantil, b. Educação Fundamental, c. Ensino Médio, d. Educação de Jovens e Adultos, e. Ensino Técnico, f. Ensino Superior (Licenciatura, Bacharelado, Tecnológico), g. Pós-Graduação/Especialização, h. Mestrado, i. Doutorado, e  j. Pós-doutorado. Combustível para diminuição da desigualdade social e econômica. (Convívio como diferente, crescimento social – tecnologia ferramentas, desenvolvimento).
Cidadania: Pressupõe o reconhecimento dos direitos pelo estado, inclusão de pessoas, bem coletivo, tratar as diferenças, e cultivar a igualdade. Ser cidadão, nessa perspectiva, é respeitar e participar das decisões coletivas a fim de melhorar sua vida e a da sua comunidade;
Nesse contexto que minha história entra, podemos fazer muito mais em prol dos direitos humanos, vivemos muito mais intensamente isso do que imaginamos, qual família não tem um idoso, uma criança, uma mulher, e qual família não quer esses direitos protegidos, a educação e alimentação é o principio básico disso tudo, os projetos sociais que na opinião de uma grande massa ignorante que conhece a sociedade pela Televisão acredita que deveria acabar, essa bolsa, esse auxilio é o divisor de aguas para um aluno que passou em uma universidade publica poder ajudar em casa e se alimentar enquanto estuda, ou desistir da faculdade para trabalhar e comer, não vou entrar em detalhes sobres projetos sociais pois pretendo escrever somente sobre esse tema.
Apesar de documentos, acordos e vários tratados ainda sentiram que ainda há muito a ser feito, pois ainda vivenciamos o pouco caso com a dignidade humana, extrema desigualdade social, desrespeito as minorias sociais, além das desigualdades que se estendem a anos, temos ainda novos fatores causados pela globalização, sito exclusão tecnológica que falei lá no começo, enfim, vamos no mínimo repensar nossa posição nesse contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Mimimi" de gente negra!

Vamos falar um pouco de escravidão, racismo e História, ao contrário do que muita gente pensa não foram os Europeus que inventaram a escra...